CORDÃO DE FRADE - (Leonotis nepetaefolia)
( Também chamado de Cordão de São Francisco) 

Essa erva é ótima para os pulmões, articulações

 

USO MEDICINAL

O cordão faz parte de uma série de trios para bronquite, asma e infecções pulmonares. Limpa os pulmões e reduz o catarro pulmonar.

Também é ótima para artrite e gota, acúmulo de ácido úrico, para quem elimina pouca urina, cistite.

É ótima para gases e dores abdominais.

É ótima para nevralgias.

Deve ser ministrada em crianças que estão saindo de doenças debilitantes, pois aumenta os glóbulos vermelhos no sangue, e a capacidade de resistir as doenças.

 

USO ENERGÉTICO

O Cordão de Frade é a erva da frustração. Tanto pode ser usada para crianças, que toleram pouco as frustrações da vida, como para adultos que não têm resistência às intempéries e qualquer problema é motivo para parar um projeto. É usada para pessoas que nunca conseguem chegar ao fim de nada que se propuseram, e sempre encontram argumentos sólidos para justificar o que não deu certo.

Bom para pessoas que projetam sempre no externo suas dificuldades. Todos são culpados menos eles.

Ótima para quem tem medo de vencer e ter brilho, e porisso não leva nada adiante.

 

OUTROS USOS

- Faça uma meditação olhando para o Cordão de Frade: Perceba que ele tem um caule oco, o que o torna muito resistente, pois o mesmo é lenhoso, folhas muito macias e perfumadas, e que, no entanto suas flores se parecem com uma bola de espinhos, da qual saem delicadas flores laranja.

Perceba com essa observação que nós podemos ser iguais a ele, ou seja, duros, resistentes, suaves, perfumados, mas com uma couraça para toda nossa suavidade e delicadeza não ser dada para quem não merece. Essa meditação nos traz resistência e obstinação.

- Para os que têm dificuldade em serem amorosos e suaves, escalda pés com as folhas do cordão são ótimos.

- Faça macerados de folhas frescas do Cordão e coloque no plexo solar quando chegar do trabalho. Esse macerado "suga" toda a energia negativa que você tiver absorvido durante o dia.

- Se você gostar de saladas diferentes, pode usar o Cordão em saladas. As folhas são muito gostosas.

- O Cordão pode ser feito em tintura mãe.